quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

Adagio de Albioni



Tomaso Giovanni Albinoni (Veneza, 8 de Junho de 1671 – Veneza,17 de Janeiro de 1751) foi um compositor italiano barroco. Enquanto em sua época era famoso por ser compositor de óperas, ele é lembrado atualmente principalmente por sua música instrumental, algumas das quais são regularmente regravadas. Seu Adagio em Sol Menor, que é na verdade um reconstrução posterior, é uma das obras barrocas mais frequentemente regravadas.

Música e influência

Ele escreveu cerca de cinqüenta óperas, das quais 28 foram produzidas em Veneza entre 1723 e 1740, mas atualmente é famoso por sua música instrumental, especialmente seus concertos para oboé.

Sua música instrumental atraiu a atenção de Johann Sebastian Bach, que escreveu pelo menos duas fugas sobre o tema de Albinoni e constantemente usava os baixos dele como exercícios de harmonia a seus pupilos.

Muito do trabalho de Albinoni foi perdido na Segunda Guerra Mundial com a destruição da Biblioteca Estadual de Dresden; deste modo, pouco se conhece sobre seus trabalhos e músicas compostas após meados da década de 1720.

O famoso Adágio de Albinoni é uma reconstrução de 1945 de Remo Giazotto a partir de um fragmento do movimento lento de um trio sonata que ele descobriu entre as ruínas da Biblioteca Estatal. Essa composição musical foi usada com maior notabilidade no filme de 1981 Gallipoli, que é cenário na Primeira Guerra Mundial para a batalha de mesmo nome.





Nenhum comentário:



Todos os links e arquivos que se encontram no blog, estão hospedados na própria Internet. Somente os reproduzimos em forma de playlists, através dos links postados como já dissemos na própria Internet. Não hospedamos nenhum CD ou música que seja de distribuição ilegal. - O dono, webmasters e qualquer outra pessoa que tenha relacionamento com a produção do blog não tem responsabilidade alguma sobre os arquivos que o usuário venha a baixar e para que irá utiliza-los. Adquira nas lojas especializadas, CDs originais. Adquirir fora de estabelecimento legalizado, é ilegal.



Seguidores

G1 - Noticias em Tempo Real