Herbert von Karajan (Salzburgo, 5 de Abril de 1908 – Anif, 16 de Julho de 1989) foi um dos maestros de maior destaque do período pós-guerra. Ele passou 35 anos de sua vida à frente da Orquestra Filarmônica de Berlim.
Karajan nasceu em Salzburgo, na Áustria, com o nome de 'Heribert Ritter von Karajan'. De 1916 a 1926, ele estudou no Conservatório Morzarteum, onde foi encorajado a estudar regência.
Em 1933, Karajan fez sua estréia no Festival de Salzburgo e no ano seguinte, regeu pela primeira vez a Orquestra Filarmônica de Viena, também em Salzburgo. O ano de 1933 foi também o ano em que ele se tornou membro do Partido Nazista.
No ano de 1937, fez sua estréia com a Filarmônica de Berlim e com a Ópera Estatal de Berlim. Assinou contrato com a Deutsche Grammophon e fez sua primeira gravação: a abertura de Die Zauberflöte, de Mozart, com a Staatskapelle Berlin.
Já em 1955, foi indicado para ser diretor artístico vitalício da Filarmônica de Berlim, assim como seu antecessor - Wilhelm Furtwängler. De 1957 a 1964, Karajan dirigiu Ópera Estatal de Viena. Esteve também bastante envolvido com orquestras como a Filarmônica de Viena e com a Orchestre de Paris, na qual exerceu o cargo de conselheiro musical de 1969 a 1971, além de participar do Festival de Salzburgo.
À margem da sua actividade artistica, Karajan era um grande apaixonado por carros de Grande Turismo, tendo sido proprietário de modelos tão carismáticos como o Ford GT40, Porsche Carrera RSR ou Porsche 959. Em privado, considerava que a mais bela sinfonia do Mundo era produzida por um motor de 12 cilindros...
Herbert von Karajan morreu no dia 16 de Julho de 1989, em Anif, localidade próxima de Salzburgo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário